5 erros ao contratar um seguro auto que você não pode cometer
Para garantir uma proteção eficiente para o seu veículo contra acidentes, furtos e roubos ou até mesmo reparos urgentes, é necessário não cometer erros ao contratar um seguro auto.
Dessa forma, você economiza uma tremenda dor de cabeça no futuro e evita grandes prejuízos ao seu saldo bancário.
Nesse artigo, conheça os 5 erros mais comuns ao contratar um seguro auto e descubra como evitá-los da forma certa — sobretudo o último dessa lista!
Ficou curioso? Então, é só continuar lendo para conferir…

#1 Não realizar uma pesquisa de mercado aprofundada
Ao contratar um seguro auto, o primeiro passo é conhecer as corretoras que oferecem o serviço procurado, reunindo o máximo de informações possíveis durante a pesquisa.
No entanto, algumas pessoas decidem pular essa fase do processo, seja contratando o primeiro seguro veicular que encontra na internet, ou seguindo a recomendação de um familiar ou amigo próximo.
Essa decisão precipitada pode acarretar a contratação de serviços caros, de má qualidade e que não atendam as demandas necessárias a sua rotina e veículo.
Por isso, nossa primeira dica é: pesquise todas as opções de seguradoras disponíveis no mercado, comparando os preços, pacotes e condições disponibilizadas por cada uma.
Fique atento também a qualidade do atendimento prestado pelos corretores, assim como o nível de satisfação dos clientes, que pode ser avaliado em sites como o Reclame Aqui.
#2 Não conhecer as suas necessidades
Você sabe quais coberturas oferecidas pelos seguros auto são necessárias para o seu veículo?
Ao não conseguir responder essa pergunta, você arrisca contratar um seguro auto com coberturas a mais — aumentando desnecessariamente o valor.
O contrário também pode acontecer: o corretor recomendar um pacote caro, mas que não possua as assistências essenciais ao seu veículo e rotina.
Por isso, conheça as suas necessidades e evite contratar pacotes prontos!
Muitas vezes, essas coberturas padronizadas não suprem a real necessidade do cliente, além de possuírem soluções que não serão utilizadas.Em vez disso, dê preferência a atendimentos e pacotes personalizados, criados especialmente para você.
#3 Mentir no cadastramento do seguro
Durante o cadastramento do seguro, diversas informações serão solicitadas sobre o bem e suas condições de uso — dados do condutor principal, localização, rotina do uso, se há garagem para o veículo, entre outros — que podem aumentar (ou não) o valor do pacote.
Com o objetivo de economizar, alguns clientes cometem um dos maiores erros ao contratar um seguro auto, fornecendo informações erradas à corretora.
No entanto, essa “solução” se transforma em uma tremenda dor de cabeça quando a fraude é identificada.
Afinal, a seguradora possui o direito de não atender ao pedido do solicitante (oferecendo a indenização prevista no contrato, por exemplo), como também de processar o cliente.
No fim das contas, você terá pago por um serviço que não pode utilizar, além de precisar desembolsar ainda mais dinheiro com o processo.
Por isso, jamais ofereça informações incorretas à corretora, seja ao contratar um seguro auto, ou durante a renovação desse contrato.
#4 Não tirar todas as dúvidas
Do mesmo modo que os clientes omitem informações ao contratar um seguro auto, o mesmo pode ocorrer na outra esfera, por parte do corretor de má-fé.
Esse profissional pode omitir dados ou condições dos clientes, visando convencê-los a fechar o negócio.
Para evitar essa frustração, sempre tire todas as suas dúvidas em relação ao contrato de seguro auto, indagando as condições e coberturas apresentadas — só encerre a conversa quando tudo estiver totalmente esclarecido!
Outra dica para nunca mais errar ao contratar um seguro auto: leia o contrato, mesmo que você já tenha contratado outros seguros antes.
Caso contrário, você poderá estar à mercê das “letras miúdas”, que podem incluir no seguro coberturas desnecessárias, condições, pagamentos adicionais ou outros tipos de gastos extras.
#5 Não escolher uma corretora confiável
A maioria dos erros ao contratar um seguro auto listados acima — coberturas desnecessárias, condições contratuais “escondidas”, contratação de seguros caro — podem ser evitadas com a correção de um único erro: escolher uma corretora de confiança.
Afinal, as empresas com boa reputação no mercado prezam ao máximo pela qualidade do serviço, segurança do segurado, preço justo e bem-estar, eliminando da relação todos os erros citados acima (e muitos outros!).
Por isso, sempre dê preferência a corretoras confiáveis, como a Minuto Seguro!
Somos a maior corretora de seguro auto do país, com a qual você pode contar com o apoio de 16 seguradoras confiáveis, tudo de maneira online, rápida e 100% seguro.
São mais de 740.000 seguros vendidos pela Minuto Seguros, todos personalizados conforme as necessidades e perfis de cada cliente.
Para conhecer mais informações sobre nossos serviços e coberturas, entre em contato com um dos representantes! Estamos te esperando!
Gostou desse conteúdo? Veja também: